segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Riccardo V. Morici fala sobre as tendências da comunicação

O diretor da FEMSA, Riccardo V. Morici, fala ao programa Avesso sobre o mercado e as tendências da comunicação.

Houve uma revolução na comunicação: "o consumidor é o autor do seu jeito de se contactar com as marcas", diz Morici na estrevista.

Na minha opinião, as palavras de Riccardo Morici estão totalmente alinhadas às tendência de comunicação de qualquer segmento no mercado publicitário. A comunicação mudou. Todos devem se adaptar.

Assista a entrevista do Avesso com Riccardo V. Morici:

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Palestra no Curso de Marketing Digital

Deixo a disposição a apresentação da minha palestra sobre Tendência da Comunicação Digital e Marketing de Performance no Curso de Marketing Digital pela Integra.

Uma boa "digital" leitura:

Vídeo da palestra: Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance

Assista ao vídeo "Didi you Know?" (você sabia?) da palestra apresentada sobre Tendências da Comunicação Digital e Marketing de Performance apresentada por mim.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Curso de Marketing Digital

O curso de Marketing Digital está sendo realizado pela Integra e terá a participação de profissionais especializados no mercado digital.

O Mundo Digital mudou a forma do mercado de comunicação trabalhar, por isso o curso de Marketing Digital da Integra aborda conceitos, particularidades e tendências do mercado digital, apresentando ao participante uma visão geral dos processos e etapas que encadeiam um planejamento de marketing para internet bem como as melhores estratégias, ações, veículos e ferramentas.

19 de setembro (sábado) | Horário: das 8:00h às 18:00h

Carga Horária: 08 horas

Público Alvo: Estudantes e Profissionais de Marketing, Publicidade, Jornalismo e Webdesign; Diretores e gerentes de empresas que precisam usar a Internet de forma eficaz; Interessados em iniciar ou aperfeiçoar sua carreira em empresas ou departamentos digitais.

Conteúdo Programático:
  • Introdução ao Marketing Digital - A evolução da internet E-Branding
  • O Processo Criativo na Internet - Criatividade na web, o que define isso? Processos criativos. Banners e hotsites, o que é realmente interativo? Designers e blogs, formadores de opinião e construtores de conteúdo.
  • Mídia Online - Publicidade online – Formatos e técnicas - Fundamentos e segmentação de mídia online
  • Social Media
  • SEM e SEO - Mecanismos de Busca e Otimização. Como funcionam os mecanismos de busca. Como desenvolver sites para obter o posicionamento correto. Como evitar as penalidades dos mecanismos de busca.
  • Performance Digital - Mudança no modelo de comunicação: "não estamos numa época de mudanças e sim numa mudança de época" Chris Anderson. Tendências da comunicação digital - Métricas: como entendê-las, o que medir e como medir. Performance: Resultados reais
Programação:
08:00h – Credenciamento e Welcome-Coffee
08:30h – NegritoInício do Curso;
12:30h - Intervalo (almoço);
14:00h – Retorno das atividades;
18:00h – Encerramento e Entrega de Certificados.

Facilitadores:

Formado há 8 anos em design gráfico e digital. Especialista em branding pelo Centro Universitário Belas Artes. Possui MBA em Gestão de Marcas pela Universidade Anhembi Morumbi com módulo internacional na Universidade Andrés Bello (Santiago – Chile).
Desde 2008, palestra sobre Design Estratégico – Estratégia de Marca e E-branding. Atualmente é Diretor de Design e Gestor de Marcas na Agência A+ Criação e Design. Site: http://www.marcelotrevisani.com.br

Diretor de arte graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Trabalha desde 1995 na área de criação de agências, passando por áreas como propaganda, promoção, design e internet. Dentre elas, destaque para Grey Interactive, Datamídia FCBi, Vollmer Design, submarino.com.br, GP7 Comunicação, A1.Brasil e Ideal Interactive.
Euripedes ainda é professor da Faculdade Impacta Tecnologia e Universidade Paulista. Para saber mais acesse seu blog: www.euripedes.com.br

Patrícia Barcelos
Graduada em Comunicação Social, possui especialização em Ciências Sociais (Globalização & Cultura) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP (FESPSP) e MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital pela FECAP.
Atuou como Gerente de Mídia em grandes agências como Lew, Lara e JWT. Trabalhou por dois anos no exterior, com base em Londres, na principal revista da comunidade brasileira, a JungleDrums. Atualmente é diretora de novos negócios e inovação da Taxi Labs. www.taxilabs.com.br

Formado em Publicidade, pós-graduado em planejamento estratégico, especialista em planejamento de comunicação pela MiamiAdSchool, e especialista em projetos digitais.
Já atuou em agências como PublicisBrasil, FullTecno, A1 Brasil, Salles Chemestri e Neogama, onde atendeu Nestlé, Symantec, Bovespa, Danone, HSBC, AGF Seguros, Pirelli, Chevrolet, Bradesco entre outros.
Autor do livro Planejamento Estratégico Digital e do Blog do Planejamento (http://plannerfelipemorais.blogspot.com). Atualmente é Gerente de Planejamento Estratégico Digital da FTPI Interativa.

Formada em Engenharia Civil (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes, SP), mestre e doutoranda em Artes (ECA/USP). CIO da NMD New Media Developers, ganhadora de 11 Prêmios iBest entre 1998 e 2005 como desenvolvedores web. Professora dos cursos de MBA e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, Unicentro Belas Artes de São Paulo e Universidade Federal do Paraná. Palestrante e autora de artigos em diversos congressos na área de tecnologia, marketing e arte nos USA, Europa e Ásia, tendo recebido três prêmios de melhor palestra em congressos de tecnologia nos USA (2003, 2004 e 2008). Reviewer da LEA Leonardo Electronic Almanac, MIT, 2005, e do Networked Book, Turbulence.org, 2009.
Autora dos livros "Marketing de Otimização de Buscas na Web: Conceitos, Técnicas e Estratégias", Ed. Esfera, 2008, e "SEM e SEO - Dominando o Marketing de Busca", Ed. Novatec, 2009. Site: www.martha.com.br | Twitter: www.twitter.com/marthagabriel

Cristiane Lindner
Designer com 10 anos de experiência, formada em Desenho Industrial no Mackenzie, especializada em Branding com MBA em Gestão de Marca pela faculdade Rio Branco, teve como professsores grandes nomes do Design, como Seragini e Alexandre Wolner. Atuou em algumas das maiores agências de publicidade do Brasil, como Diretora de Arte na Wunderman, Gerente de Planejamento e Arquitetura da Informação na JW Thompson e Coordenadora das mesmas áreas na A1.Brasil. Teve passagem ainda como Coordenadora da equipe de AI e Criação na área de New E-Business na empresa de tecnologia CPM. Têm diversos trabalhos realizados para empresas como AT&T, IBM, CitiGroup & CitiBank, Bradesco, HSBC, Coca-cola, Pirelli,
Ford, Peugeot, Globo.com, Mastercard, Odontoprev, dentre outras. Atualmente é Gerente de Arquitetura de Informação na iThink. www.ithink.com.br

Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi (SP).
Possui 10 anos de experiência em marketing digital com especialização em performance. Trabalhou no Grupo UOL por 3 anos. Atualmente é gerente de marketing da Media Factory, uma empresa BRANDS / Ideiasnet, especializada em marketing e performance digital. Site: http://flaviohortadigital.blogspot.com | Twitter: www.twitter.com.br/flaviohorta

Local
Tulip Inn Paulista Convention - Rua Apeninos, 1070 - Paraíso – São Paulo – SP.

Investimento

Estudantes R$150,00 - Pagamento em duas vezes, 50% na reserva de vaga (R$75,00) e 50% no dia do curso (R$75,00);
Profissionais R$300,00 Pagamento em duas vezes, 50% na reserva de vaga (R$150,00) e 50% no dia do curso (R$150,00).

Desconto especial para grupos de 5 participantes ou mais:
Estudantes R$ 120,00 e profissionais R$240,00 (50% na reserva de vaga e 50% no dia do curso).

Para saber mais entre em contato: atendimento@integracursos.com.br ou pelo tel. (11) 2936 0116.

No valor está incluso: welcome-coffee, material de apoio e certificado. Obs.: Em caso de desistência será devolvido 50% do valor pago até 14/08.

Inscrições pelo site: www.integracursos.com.br

Após a inscrição, efetue o pagamento de 50% do valor do curso dentro de 3 dias úteis e envie o comprovante por email: atendimento@integracursos.com.br (coloque seu nome, data, nome do curso, nº de transferência, agência e terminal) ou fax para (11) 29360113 para confirmar sua vaga. Obs.: Os outros 50% deverão ser pagos no dia do curso.

Vagas limitadas!

Realização: Integra

domingo, 13 de setembro de 2009

Digital Age 2.0 - Palestra de Joe Crump

Joe Crump da Razor Fish, agência responsável pela campanha digital de Obama, foi um dos palestrantes mais esperados do evento Digital Age 2.0 2009.

A apresentação do case "Obama.com e você" foi muito boa.

Além da apresentação, ele disse que a Razor Fish tem planos de chegar no Brasil daqui 2 anos. A visão de Crump sobre o marketing digital brasileiro é que aqui o mercado digital ainda é muito pequeno. Ele disse que é um absurdo termos 30% de penetração de usuários de internet e menos de 5% do bolo publicitário. Apenas acho que ele foi infeliz em dizer que nesse ritmo estamos ficando para traz. Crump disse ainda que o Brasil não está acompahando a revolução digital.

Outro ponto imporntante foi quando apareceu o slide "Hello TV people". Joe Crump lembrou que o percentual de telespectadores só cai. O comprador de mídia tem que mudar.

A dica final foi: "Temos que fazer campanhas que envolvam pessoas!"

Veja a apresentação completa de Joe Crump no Digital Age 2.0 2009:

Digital Age 2.0 - Palestra de Michel Lent

Michel Lent assumiu o cargo de gerente-geral da Ogilvy Interactive após de sua fusão com a 10 Minutos, agência a qual ele era sócio-fundador.

Lent palestrou no Digital Age 2.0 sobre a escassez e a abundância na comunicação digital.

Antes tínhamos uma abundância de espaços publicitários e hoje temos uma abundância de conteúdo sendo gerado. Quando há essa abundância de conteúdo, fica difícil tomar a decisão de onde investir a publicidade digital.

Ele comentou sobre o bem mais escasso para o ser humano, que hoje passa a ser o tempo. Portanto, hoje, para construir uma marca é necessário consquistar um pedaço do tempo das pessoas, em que elas se engajem e interaja com a marca.

É a mudança da briga por "share of mind" para algo como "share of time".

O twitter é um ótimo exemplo de conquista do "idle time", ou tempo ocioso, dos consumidores. A TV Digital é um grande potencial para estar com o consumidor no momento em que ele está na fila do banco, parado no trãnsito etc.

Veja a palestra do Michel Lent no Digital Age 2.0:

Digital Age 2.0 - Palestra de Deborah Wright, Ipsos

A palestra da Deborah Wright no Digital Age 2.0 2009 foi bastante conceitual. A Ipsos é focada em indivíduos para a apresentação de suas métricas digitais.

A Deborah comparou as antigas: Monomídia, Multimídia; e a atual Hipermídia.

Veja a apresentação completa da Deborah Wright, da Ipsos, no Digital Age 2.0:

Digital Age 2.0 - Palestra de Fábia Juliasz

A Fábia Juliaz, do Ibope Nielsen, apresentou métricas, dados e conceitos da publicidade na internet, no evento Digital Age 2.0 2009.

Alguns pontos impontantes da palestra da Fábia Juliasz:

- o banner não vai morrer
- crescimento muito grande do mobile
- a internet é uma mídia de penetração em todas as camadas sociais: mass media
- as redes sociais ultrapassaram o e-mail
- o e-mail vai continuar existindo, os usuários de internet não substituem, eles acrescentam formas de comunicação
- 5% dos internautas brasileiros navegam pelo celular
- 42% dos internautas tem entre 18 e 34 anos
- o que mais cresce na internet é o vídeo

Veja a palestra completa da Fábia Juliasz no Digital Age 2.0:

Digital Age 2.0 - Palestra de Gian Fulgoni, comScore

Gian Fulgoni é chairmain e cofundador da comScore e apresentou dados da internet mundial e alguns conceitos importantes sobre as mensurações da internet.

A comScore é uma empresa de medição digital que mede o comportamento das pessoas na internet. É importante ressaltar que eles tem uma base muito grande de painelistas, que são recrutados, monitorados, e tem seus comportamentos na internet medidos individulamente.

O ponto forte e polêmico da palestra foi quando ele disse "esqueça o clique". O embasamento para essa afirmação são as pesquisas que ele apresentou. Elas mostram que as campanhas online podem ter muito sucesso de branding e vendas, mesmo sem haver clique nas peças que estão veiculando.

Outro ponto importante da palestra de Gian Fulgoni foi a apresentação de resultados da pesquisa que mostra que a mídia online é a mais efetiva, tanto para branding quanto para vendas, do que qualquer outra mídia offline.

Além da palestra de Gian, no dia seguinte do Digital Age 2.0 2009 participei de uma reunião com o Alex, representante da comScore no Brasil. A reunião foi organizada pela IAB e contou com uma apresentação aprofundada sobre modelo e metodologia de trabalho e pesquisa da comScore. No Brasil, eles já posssuem uma base de 50 mil paineislistas, que são monitorados online pela comScore.

Veja esses dados e a apresentação completa da comScore, feita pelo Gian Fulgoni no Digital Age 2.0 2009:

Digital Age 2.0 - Palestra de Steve Rubel

A palestra de Steve Rubel no Digital Age 2.0 2009 empacotou 5 estratégias para o marketing digital ter sucesso.

Steve Rubel é vice-presidente e diretor de insights da americana Edelman Digital.

Eu já havia escrito as 5 estratégias com detalhes aqui no meu blog logo após o Digital Age, pois achei essa apresentação uma das mais relevantes do evento.

1ª Estratégia do marketing digital: Satisfação Garantida

2ª Estratégia do marketing digital: Reformulação das Mídias

3ª Estratégia do marketing digital: Menos é Mais

4ª Estratégia do marketing digital: Transforme funcionários em estrelas

5ª Estratégia do marketing digital: O poder da atração

Veja a apresentação completa, que ele fez no Digital Age:

Digital Age 2.0 - Palestra de Rosana Hermann

A Radialista, Jornalista, Redatora e Roteirista, Rosana Hermann apresentou pontos importante sobre redes sociais no evento Digital Age 2.0 2009.

Ela disse que na internet, principalmente a partir da utilização das redes sociais, é importante:

- Aprender a ouvir vozes
- Respeitar orientação social
- Estabelecer diálogos
- Construir relações de confiança

Veja a apresentação completa de Rosana Hermann no Digital Age 2.0:

Capital Social: o consumidor está na web! E no Orkut, no Twitter, no YouTube, no Facebook… - O uso das redes sociais como canal de relacionamento entre empresas e seus clientes se alastra e interferem nas vendas, na estratégia corporativa e na imagem de produtos e empresas.

Digital Age 2.0 - Palestra de Mauro Segura, IBM Brasil

Mauro Segura é Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil. Ele palestrou no Digital Age 2.0 2009 sobre ser empresa 2.0.

Corporação 2.0: sinal aberto para as redes sociais - Redes sociais não combinam com ambiente corporativo? Esqueça! É hora de liberar as ferramentas da web 2.0 durante e depois do trabalho.

Digital Age 2.0 - Palestra de David Moore

A palestra sobre as tendências do marketing digital no Digital Age 2.0 2009 de David Moore focou no mervcado global de comunicação digital e mostrou os grandes mudanças.

Um Voo Panoramico Sobre O Horizonte Da Midia Digital Global, David Moore

Digital Age 2.0 - Palestra de Tony Hseh

A palestra do presidente da Zappos.com, Tony Hseh, no Digital Age 2.0 mostrou algumas estratégias para encantar o consumidor. Ele mostrou como faz para conectar consumidores que já geram 1 bilhão de dólares para a empresa comprando seus sapatos.

Tony Hseh é um empreendedor que entendeu a revolução digital ocorrida a partir do surgimento da internet.

Veja a apresentação da palestra de Tony no Digital Age 2.0 2009:


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sérgio Amado fala sobre o desafio da comunicação atual

O presidente da Ogilvy Brasil, Sérgio Amado, falou no programa Avesso sobre os desafio da comunicação num mundo tão diferente que surgiu a partir da internet: blogs, redes sociais, twitter. "Tudo isso faz um conjunto completamente diferente do que era há uns 5 anos atrás", comenta. "É uma revolução".

Sobre a televisão ele acha que "será um grande computador, você vai poder navegar na televisão". Será? Qual tendência indica isso?

Assista ao video gravado pelo Avesso com Sérgio Amado:

terça-feira, 1 de setembro de 2009

4 estratégias de E-mail Marketing

O E-mail Marketing possui 4 principais desafios. Aprenda com o vídeo que gravei as 4 principais estratégias para utilização do E-mail Marketing:

1º Desafio e Estratégia do E-mail Marketing: Disparo e Entrega

2º Desafio e Estratégia do E-mail Marketing: Abertura

3º Desafio e Estratégia do E-mail Marketing: Clique

4º Desafio e Estratégia do E-mail Marketing: Métricas e Mensurações