quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pesquisa Social Media: comportamento do internauta nas redes sociais

A comunicação digital mudou o mundo e a todo momento novas pesquisas são feitas para que os profissionais de marketing digital entendam melhor esse mercado de comunicação.

Recentemente a e.Life e a In Press divulgaram uma pesquisa bastante completa e com muitos dados sobre o comportamento dos internautas nas redes sociais.

O estudo sobre as redes sociais mostra um número expressivo de internautas que utilizam as redes para pesquisar sobre empresas e também falar mal delas. Portanto, fique sempre atento à reputação digital da sua empresa!

Veja o estudo completo:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentação de dados da Internet no Brasil - comScore

Vejam a apresentação fornecida gentilmente pelo Alex Banks, diretor para a américa latina da comScore, com dados e informações do mercado de internet no brasil. Meus agradecimentos ao Banks.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Marketing Digital: meu artigo na home do IAB Brasil

Hoje o meu artigo de marketing digital com o resumo da Adtech New York 2009 ganhou destaque na home do IAB Brasil. Acompanhe: http://iabbrasil.ning.com

Dados do mercado de Internet no comScore Day

Ontem fui ao comScore Day, em São Paulo, para assistir as palestras dos diretores da comScore sobre a empresa, sua chagada no Brasil e a divulgação de dados do mercado de internet.

Escrevi o resumo completo sobre o comScore day no blog Tudo Sobre Marketing Digital.

Alguns dados interessantes sobre a internet, úteis para o marketing digital:

- universo de internautas brasileiros com mais de 15 anos que acessam de casa ou trabalho: 31,9 milhões
- é estimado que o universo total de pessoas com acesso à internet no Brasil seja de 70 milhões
- 40% dos page views no brasil são em redes sociais
- é um absurdo que um país com mais de 30% da sua população na internet tenha apenas 4% dos investimentos publicitários em marketing digital. Esse é o Brasil.
- Display gera Search e Search gera Venda

É isso, o artigo completo está no blog Tudo Sobre Marketing Digital.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rede Globo vs Record - guerra entre os repórteres

Mais um episódio da novela "guerra das emissoras" por um espaço cada vez mais ignorado pelo brasileiros: a televisão.

Notícias sobre o apagão no Brasil lotaram os blogs, twitter e veículos de internet desde o 3º minuto do blecaute. As notícias, os twits e os post oscilam entre os mais superficiais e as piadinhas, até as informações mais aprofundadas sobre o assunto.

Mesmo assim, as redes de televisão, que já perderam o timing e a relevância, insistem em ridicularizarem-se por conta de uma entrevista. Foi assim que aconteceu hoje, na briga entre os repórteres da rede globo e rede record. Ainda bem que pelo menos a record, apesar do lixo eletrônico que exibe, mostrou à população o lado podre dos bastidores da notícia. Veja:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Intercon 2009 - evento de marketing digital


A Intercon 2009, importante evento de marketing digital da iMasters, aconteceu no último sábado, dia 7/11 no hotel Renaissaince, em São Paulo.

Apesar do luxo, o ambiente não estava muito propício para networking, pois tinham ambientes separados, em andares diferentes, e as pessoas acabaram se dispersando.

Acompanhei apenas a sala "Business", pois os horários estavam atrasados e ficou confuso trocar de sala. Mas pelo que pude acompanhar no twitter, as salas "Tecnologia" e "Criação" oscilaram entre palestras com ótimos conteúdos e outras nem tanto.

O auditório "Ambiente Business - Negócios Digitais e as Novas Mídias" estava lotado. Algumas palestras foram claramente jabá, ou seja, pessoas falando do que fizeram e sabem fazer na internet. Desculpem, isso pra mim não é "Case de Marketing Digital"! Isso é querer vender o peixe ao invés de aprofundar-se em conteúdo que fariam o público (pagante, diga-se de passagem) sair de lá mais evoluído do que antes.

Mas não vou só criticar, pois a maioria das palestras com conteúdos diversos de marketing digital estavam boas.

Michel Lent da Ogilvy como sempre levou conteúdo interessante e aprofundado. Apesar da apresentação dele ter sido muito parecida com a palestra que fez no Digital Age 2.0, sobre a "Infobesidade" e "Idle Time", os conceitos são muito interessantes e mesmo para quem já assistiu vale a pena ver de novo. De qualquer forma, a maioria ainda não conhecia e foi um sucesso.

Outra apresentação que gostei muito foi da Drica Guzzi, da "Escola do Futuro / USP". Ela apresentou idéias e propostas para a educação na internet, tema ainda muito vago nas discussões e eventos de marketing digital, e falou ainda do projeto "Acessa São Paulo", que além de levar internet para a população carente, leva educação através do mundo digital.

Mas os pontos fortes mesmo para mim foram as apresentações e debates do Marcelo Coutinho e Carlos Nepomuceno, dois grandes conhecedores do mundo digital e com base teórica para aprofundar de verdade e responder às perguntas com consistência.

Um ponto que foi discutido na Intercon 2009 e nos faz pensar muito é sobre a arrogância de falarmos que estamos inventando alguma coisa para a humanidade no ambiente digital. Toda hora ouvimos dizer que essa é a sociedade da informação, do conhecimento, do consumo, ou da colaboração. O negócio não é bem assim. Desde os grandes filósofos ou dos primeiros líderes que a humanidade já teve, existiam os seguidores. As pessoas não tinham a tecnologia do twitter ou dos blogs, mas seguiam seus líderes.

Nepomuceno afirmou que ainda vê o ser humano mesquinho e egoísta, como sempre. "Apesar das ferramentas de internet disponíveis para compartilhamento da informação e do conhecimento, as pessoas estão mais preocupadas em PARTICIPAR e não em dialogar ou ajudar" completa Nepomuceno.

Hoje, parece que o cenário do marketing digital está divido entre os mais velhos que são arrogantes em achar que inventaram alguma coisa e os mais novos que acham que sabem tudo só porque entendem de tecnologia, mas na realidade não tem base teórica consistente.

Mas ao invés de continuar com as outras anotações que fiz, prefiro convidar quem está lendo este post a focar em construir um mundo melhor através da internet. Vamos aproveitar as ferramentas digitais que temos disponíveis para construir um planeta com menos fome e mais acesso aos recursos para toda a população. Cada um na sua área, pode fazer um pouco mais para isso.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Adtech: 2º dia do maior evento de marketing digital

Assista ao vídeo oficial do evento de marketing digital, Adtech, para ficar por dentro do que está rolando de novidades digitais por lá.

2º dia de evento:

Marketing Digital: relatório do 1º dia de Adtech New York

Assista ao vídeo oficial do evento de marketing digital, Adtech, para ficar por dentro do que está rolando de novidades digitais por lá.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Adtech Nova York: Social Media Marketing ainda mais importante

De acordo com os debates sobre Social Media, Leandro Kenski, CEO da Media Factory, que representa o Brasil no evento de marketing digital Adtech NY, conclui que:

"SMO (Social Media Optimization) está no centro de tudo. Com o advento das buscas sociais pelo Google, Social Media Marketing fica ainda mais importante."

Adtech: regras básicas para usar o twitter nos negócios direto do maior evento de mkt digital do mundo

Direto do painel sobre Social Media, do evento de marketing digital Adtech: regras básicas para utilização do twitter:

1- Ouça

2- Crie valor

3- Recrute os defensores da sua marca

4- Alcance influenciadores

Lição de Social Media no evento Adtech New York

Uma lição diretamente do evento de marketing digital, Adtech New York, do Geoff Ramsey para trabalhar com Social Media:

LOOK -> LISTEN -> LOUNGE -> LEARN

Fórum de Social Media no evento de mkt digital Adtech


O espaço para discussões sobre Social Media (SMM - Social Media Marketing / SMO - Social Media Optimization) no evento de marketing digital Adtech aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 5/11.

O palestrante principal foi o especialista em Mídias Digitais Geoff Ramsey, CEO e co-fundador da eMarketer. Em seguida, mais quatro palestras e debate sobre Social Media com Julie Atherton, diretora mundial de práticas digital da Hill + Knowlton; Cherry Park, diretor de marketing digital da Qualcomm; Eric Johnson, diretor de marketing do InterContinental Hotels Group; e Jeff Hilimire, CDO (chief digital officer) da Engauge.

Os pontos fortes das apresentações e discussões sobre Social Media Marketing foram:

- 18 milhões de usuários de twitter no mundo
- apenas 10% das contas de twitter são responsáveis por 90% dos twits
- 45% das empresas americanas estão fazendo "algo" de Social Media
- consumidores acreditam pelo menos 2 vezes mais em recomendações do que em anúncios
- cerca de 35% dos marketeiros investirão em publicidade através de Social Media
- branding com Social Media: dos marketeiros que investirão em Social Media, 65% está preocupado em construir marca

Daqui a pouco, mais dicas e novidade do marketing digital direto do evento Adtech 2009 em Nova York (NYC).

Acompanhe tudo em tempo real pelo TWITTER @MFwebmarketing

Adtech: o maior evento de marketing digital do mundo continua


O evento de marketing digital Adtech, considerado o maior evento do mundo, começou ontem, 4/11, e termina amanhã, 6/11, em Nova York (NYC).

Os nossos representantes brasileiros continuam enviando as novidades e dicas pelo TWITTER sobre o que acontece no marketing digital pelo mundo.

O congresso de hoje começou com a palestra de Jonathan Miller, Chief Digital Officer, Chairman e CEO da Digital Media Group sobre o futuro da publicidade digital. Alguns pontos importantes da apresentação:

- discussão sobre o grátis vs. cobrar por conteúdo na internet
- muito vídeos são assistimos mais online do que pela televisão
- o marketing digital através de vídeo online cresce mais rápido do que qualquer outra ferramenta de marketing na internet
- o marketing utilizando vídeos online crescerá cerca de 43% em 2009. Esse crescimento é maior do que search e maior do que e-mail marketing
- Fecebook: o que as pessoas fazem no momento
- MySpace: o que as pessoas gostam
- o crescimento da publicidade online vai chegar nos países em desenvolvimento: América Latina, BRICs e Oriente Médio
- grande diferenças entre os modelos de negócio nos mercados pelo mundo: na Índia os banners são vendidos por CPA (custo por aquisição) e na China são vendidos por tempo

Quando falou de twitter, ficou a questão: "o soluço no crescimento do twitter é temporário ou aconteceu por causa das mudanças que o Facebook implementou?

Um ponto muito forte do evento de marketing digital Adtech foi a identificação de um problema-chave no marketing digital dos estados unidos: os americanos não entendem o desenvolvimento das culturas no mundo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais representantes brasileiros na Adtech New York 2009


Gabriel Kenski - Diretor Comercial e Diego Franco - Gerente de Negócios, ambos da Media Factory, visitam os stands do exhibit hall na Adtech 2009 em Nova York.

@gkenski e @diegoxfranco, obrigado pelas tuitadas sobre as novidades de marketing digital até agora. Continuem tuitando por aí que continuaremos levando cultura de marketing digital ao mercado por aqui.

Eduardo Keating, representando o Brasil na Adtech New York 2009


Para trazer as novidades sobre marketing digital ao Brasil, Eduardo Keating, gerente de negócios da Media Factory, participa do evento Adtech New York.

Foto ao lado do stand do Google.

É isso aí @srkeating, continue tuitando e mandando as novidades mundiais do marketing digital.

Adtech NYC: Painel sobre consumidores hispânicos


O painel "Reaching the US Hispanic and Latino Digital Consumer", apresentado por Rick Marroquín, Executive VP, Managing Director da Mediabrands, foi um ponto interessante da Adtech com dados do marketing digital para os chamados "US Hispânicos".

Este painel teve participações de Liz Sarachek Blacker, Senior VP, Digital, ImpreMedia; Peter Blacker, Executive VP, Digital Media & Emerging Businesses, NBC Universal / Telemundo; Mark López, COO, Terra Networks USA; Rafael Urbina-Quintero, Chairman and CEO, Batanga; e Patricia Romero, National Manager, Multicultural Marketing, Hyundai.

Segundo Marroquín:

- existem 50 milhões de consumidores "US Hispanic", 50% estão online
- 66% dos hispânicos online preferem conteúdo relevante da sua cultura
- os hispânicos ficam 42% mais em seus aparelhos móveis em relação à média dos outros consumidores
- os hispânicos utilizam 35% mais os serviços de dados das operadoras em relação à média dos outros consumidores

O Peter Blacker, da NBC Universal, completa dizendo que os investimentos em publicidade online não seguem o mesmo investimento em publicidade na TV para consumidores hispânicos.

Terra e NBC apresentaram case muito interessante com latinos nos EUA - passaram futebol online. Todos ficaram surpresos como isso funcionou.

Continue acompanhando o blog e o TWITTER.

IAB na Adtech NY 2009


A 2ª apresentação sobre marketing digital na Adtech de NYC foi da IAB, sendo o moderador Randall Rothenberg - presidente e CEO da IAB, com apresentações e debates de: Jeff Levick, presidente da AOL; Carolyn Everson, COO e VP Executiva da MTV Networks; Joe McCarthy, presidente e CEO da Publicis New York; e Amy Banse, presidente da Comcast.

Acompanhe os principais pontos das palestras voltadas ao marketing digital enviados pelos brasileiros diretamente da Adtech Nova York 2009

"Muito sobre a qualidade de conteúdo disponível na internet. Investimentos fortes nessa área em agencias, meios, etc."
"Num mundo de resultados e peformance, a criatividade é MUITO importante para se diferenciar e melhorar sua taxa de sucesso"
"Levick, AOL: Journalism is “an art form.” ... we’ve been hiring top quality j’ists from around the world...."
"Randall, IAB: Como você está integrando social media e social marketing para os seus clientes?"
"Connect great content with massive audience - Jeff Levick AOL"

Mais no TWITTER

Adtech: Dicas de Marketing Digital com Sir Martin Sorrell


Hoje pela manhã, os tuiteiros da Media Factory tuitaram muitas dicas e novidades do marketing digital diretamente da Adtech.

Na apresentação do Sir Martin Sorrell, chief executive do grupo WPP, alguns pontos importante foram levantados:

"todos os clientes focalizam a américa latina e china para crescimento"
"New markets, new media and consumer insights"
"apesar da crise de 2000 e 2001, os talentos preferem as empresas de new media"
"podemos ter inovação sem branding, mas não podemos ter branding sem inovação"
"BRICs high speed, US medium speed, Western Europe slow speed."
"tecnologia é o coração do que estamos fazendo"

Acompanhem as novidade em tempo real pelo twitter @MFwebmarketing.

Em breve, mais notícias de marketing digital direto da adtech.

Começa a Adtech NYC 2009


O maior evento de Marketing Digital do mundo, a Adtech, começou nessa manhã em Nova York com o Keynote de Sir Martin Sorrell, Chief Executive, WPP.


Escreverei mais novidades do marketing digital na Adtech em breve aqui no blog. Por enquanto, é possível acompanhar pelo twitter @MFwebmarketing. Não deixem de seguir.

Acompanhem também a lista de tuiteiros representando a Media Factory na Adtech.

Como explorar as marcas no ambientes virtuais? por Marcelo Trevisani

Como as empresas devem explorar suas marcas nos ambientes virtuais?

A internet é uma rede de pessoas/consumidores. Como as marcas estão se relacionando com as mídias geradas pelo consumidor?

Essas e outras perguntas sobre Branding e marketing digital foram respondidas e abrem discussões na entrevista do CidadeMarketing com Marcelo Trevisani, especialista em branding e gestão de marcas.

Falar sobre "o que é uma marca nos dias de hoje" não é tarefa simples. Marcelo discorre sobre o assunto e ainda fala sobre a diferença (ou a falta de diferença) entre Branding e e-Branding. Não deixe de ler até o fim a entrevista sobre as marcas nos ambientes virtuais, pois Marcelo Trevisani completa com a sua ótima visão sobre as tendências do Branding.

Aproveito para dar os meus parabéns ao trabalho do Trevisani e às excelentes respostas na entrevista.