sexta-feira, 27 de março de 2009

Post-Click Marketing – Para onde direcionar o cliente que clicou no seu anúncio?

Muitas vezes, o ROI baixo no marketing digital acontece devido aos erros estratégicos de comunicação digital, falta de conhecimento ou até falta de tempo (ou importância) para otimização das campanhas.

Porém, o ponto de venda digital é tão importante, se não mais importante, quanto o ponto de venda off-line. Quando se lança uma campanha para alavancar as vendas de um bem de consumo que está disponível para compra no supermercado, deve se desenvolver toda a estratégia de comunicação, bem como a estratégia de ponto de venda. 

Usando essa linha de raciocínio, podemos dizer que quando se lança uma campanha para alavancar as vendas (ou adquirir leads) que está disponível para compra (ou para cadastro) no mundo online, deve se desenvolver toda a estratégia de comunicação, bem como a estratégia do PONTO DE VENDA DIGITAL.

Bem, o PONTO DE VENDA DIGITAL nesse caso nada mais é do que o lugar para onde o seu cliente direcionado após clicar no seu anúncio, seja ele via banner, links patrocinados, e-mail marketing, blog etc. Pode-se lincar o anúncio ao seu site, diretamente ao assunto ligado ao que o seu cliente clicou, obviamente, ou pode-se criar uma landing page (página de pouso) totalmente focada e segmentada ao público e assunto que se refere o anúncio. Estudos mostram que o ROI de campanhas com landing page podem ser 3 vezes maior do que sem ela.

Seguem algumas lições úteis para se desenvolver uma landing page com qualidade. As dicas foram retiradas da ION Interactive (www.ioninteractive.com), empresa americana especialista em post-click marketing.

1.     Construa o reconhecimento pós-clique: reuna todos os interessados e participantes

2.     Atribua oficialmente a responsabilidade do marketing pós-clique a alguém.

3.     Acorde sobre o desempenho das métricas do pós-clique e conecte-os ao ROI do marketing online.

4.     Um programa piloto é uma excelente maneira de introduzir conceitos e processos de pós-clique.

5.     Determine uma estratégia de marketing conjunta de pós-clique por onde as pessoas possam navegar.

6.     Estabeleça uma forma de coordenar a continuidade entre as experiências dos anúncios pré e pós-clique.

7.     Aproveite o melhor talento criativo que você tem - pós-clique é um canal criativo.

8.     Comunique atualizações regulares de pós-clique e o feedback de toda equipe de marketing online.

9.     Invista na educação e faça parte de comunidades de marketing on-line.

10.   Estabeleça um controle central para todas as suas landing pages e seus componentes.

11.   Forneça um mecanismo padronizado de "preview" e comprove os resultados da proposta da landing page.

12.   Minimize a dependência de TI para a produção e gestão diária de landing pages.

13.   Crie um conjunto de modelos para as landing pages que se adéqüem aos padrões das marcas.

14.   Mantenha elementos de conteúdo pré-aprovados que podem ser reutilizados em várias páginas.

15.   Padronize a coleta de dados e a manipulação do formulário.

16.   Não fragmente sua coleta de dados ao tornar o ambiente de landing page em uma coleta de dados extensa.

17.   Interface consistente com os sistemas de web analítics.

18.   Favoreça o poder da simplicidade com testes A / B ao invés de testes multi-variados.

19.   Em casos específicos, manuseie as regras de formas padronizadas.

20.   Relacione os cases e resultados obtidos às suas campanhas de marketing pós-clique.

21.   Recicle e teste boas idéias de uma landing page em outros contextos.

22.   Considere a praticidade para que o ambiente de sua landing page cresça sutilmente.

23.   Programe suas landing pages para que expirem quando o seu conteúdo estiver desatualizado.

24.   Faça com que os testes A / B removam automaticamente as alternativas de baixo desempenho uma vez que o significado estatístico for atingido.

25.   Tome nota sobre seus experimentos, documentando brevemente hipóteses e conclusões.

26.   Promova o desenvolvimento de widgets reutilizáveis / parametrizados e objetos de Flash.

27.   Instale painéis de marketing de pós-clique para “scanear o horizonte” continuamente.

28.   Cultive as diferentes fases do seu funil de marketing on-line na proporção de cada um.

29.   Apóie landing pages internacionais em seus ambientes.  

30.   Alavanque uma estratégia de portfólio: mais experimentos = mais oportunidades de encontrar objetivos.

31.   Aprenda com a história compartilhada e centralizada da sua campanha.

32.   Utilize alocação de tráfego desproporcional para testes: mais tráfego em modelos que deram mais resultados e menos para novos modelos.

33.   Suavize as idéias de táticas sem sucesso, sempre representando bem a sua marca.

34.   Celebre vitórias e compartilhe os créditos - lembre-se: o marketing de pós-clique não existe em um vácuo.

35.   Reveja seu ROI, mesmo além do objetivo das métricas de pós-clique.       .

36.   Finalmente, não pare no tempo - marketing on-line é um ambiente altamente dinâmico.

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