quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sociedade Digital / Era Digital

Sociedade Digital / Era Digital

Quando ouvimos falar em “Mundo Digital”, a primeira imagem que vem na cabeça da maioria é a de um computador – ou de um celular, conectado à internet e pronto para acessar todas as informações disponíveis em qualquer parte do planeta (por enquanto, só desse planeta).

Esse conceito não está errado, porém é superficial. O digital não se resume à internet no computador ou celular. Tudo está digital ou se digitalizando. A geladeira poderá estar conectada na sua internet ou no seu supermercado preferido (que irá te enviar o que está faltando). Muitos outros exemplos mais importantes para a humanidade podiam ser citados, mas não é esse o foco que pretendo ter nesse artigo – deixo para um outro momento e apresento um livro que é uma ótima fonte sobre o avanço tecnológico do nosso mundo digital: O Marketing Depois de Amanhã: Explorando Novas Tecnologias para Revolucionar a Comunicação – Ricardo Cavallini.

Na verdade, estamos em uma nova “Era”. As sociedades só se dão conta que uma era passou e outra entrou depois que ela já está distante - no passado. Acredito que damos conta do que representou uma sociedade para a evolução da humanidade quando as encontramos nos livros de história do ensino fundamental e médio.

Porém, a velocidade dos acontecimentos e descobertas tecnológicas das últimas décadas foi tão alta que não consigo imaginar como será a velocidade desse século. Mas para mim uma coisa é certa: mudanças importantes demais aconteceram e marcaram o final do milênio passado. Isso me faz crer que ainda conseguiremos nos ver nos livros de história da 4ª série dos nossos netos ou bisnetos, afinal, a nossa “Era” marcou e está marcando a mudança do mundo para sempre.

Como será que os “historiadores do presente” formalizarão - no sentido literal de colocar em forma, mesmo – a nossa “Era”? Sociedade digital? Sociedade do intangível? Só espero que não seja sociedade da informação! O Carlos Nepomuceno descreve muito bem esse assunto em seu artigo “A sociedade da informação não existe“, no Webinsider - http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/04/01/a-sociedade-da-informacao-nao-existe/. Ele aproveita e fornece algumas dicas para os historiadores:

Sociedade do imaterial. Nunca tivemos ou vendemos registros em computadores antes (estudemos o imaterial);

·         Sociedade do intangível. Nunca o que não pode ser pego ou tocado, valeu tanto (estudemos o intangível);

·         Sociedade do capital intelectual. Nunca demos tanto valor ao trabalho mental (estudemos o capital intelectual);

·         Sociedade digital. Nunca estivemos em um mundo digitalizado (estudemos o digital);

·         Sociedade em rede digital. Idem, idem.”

Além de todos os fatos que marcaram a humanidade nessa “Era”, quais serão os fatos importantes que constarão nos livro para demonstrar o início do mundo digital? O computador? O celular? A internet? Os smartfones?

Bem, espero que independente dos termos que estamos dando e ainda inventaremos – e dos avanços que nos fazem achar nomes para eles – a sociedade continue a sua evolução humana para quem sabe um dia conseguirmos conviver num planeta sem destruí-lo, em comunidade, sem tanta desigualdade (seja ela cultural, financeira, sexual, racial etc.), com mais dignidade e respeito. Espero ainda, que o Mundo Digital facilite a nossa comunicação e forma de organização no Mundo Físico de forma que nos adaptemos melhor às milhões de variáveis que encontramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.