quarta-feira, 6 de maio de 2009

Assunto Polêmico: as agências tradicionais não querem, não conseguem ou não podem entender do consumidor online?

O Felipe Morais escreveu um artigo muito interessante para o Webinsider hoje.

Vale a pena conferir. Ele escreveu sobre os problemas e dificuldades das agências tradicionais em planejar no meio digital.

Assuntos sobre a perda do BV, falta de conhecimento, preguiça, medo, insegurança, entre outros, levam ao debate a questão das agências tradicionais trabalharem pouco e superficialmente no online.

Aquela frase: "faça pesquisa com o ibope que nunca será demitido" não está mais colando no mundo digital. O profissional de publicidade e marketing que não se atualizar e aprofundar no online, não poderá ser um profissional pleno.

Para ele "a declaração dos “executivos de publicidade” citados na pesquisa vem de um profissional de um tipo de empresa que não tem experiência no ambiente digital e não propõe ações em mídia interativa por quatro fatores.
  • 1. São executivos de agências tradicionais, ou seja, agências “offline” que pensam TV, rádio e jornal… como não sabem usar bem a internet como mídia, é melhor falar que não dá resultados - “quanto menos trabalho, melhor”.
  • 2. A internet está tomando audiência das mídias tradicionais; sendo assim, o futuro é que parte da verba de propaganda migre para a internet. Essas agências tendem a perder participação na verba do cliente. E quem quer perder dinheiro?
  • 3. Os anunciantes têm medo de investir na web, têm medo de não obter resultado e com isso perderem seus empregos. Somando esse medo dos anunciantes ao medo das agências em perder verba, é sempre melhor que o diretor de mídia aplique o dinheiro no Jornal Nacional do que na home do Yahoo! O Jornal Nacional já é feito há mais de 30 anos, dá resultado, para que mudar? Em time que está ganhando não se mexe…
  • 4. Agências vivem de bonificação por volume (BV). 95% da renda das agências vem dos 20% sobre a mídia. Anunciar na internet é mais barato, sendo assim, o BV da web é menor que da TV, logo, é melhor ganhar um BV sobre os 300 mil investidos nos 30 segundos do Jornal Nacional, do que sobre os 30 mil investidos em um banner na home do Yahoo! Melhor ganhar 20% sobre a produção de um comercial que custe 500 mil reais do que de um banner que custa 2 mil."
Essas e outras questões poderão vistas mais a fundo no blog do Felipe Morais

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