quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os eventos da IAB são ótimos para entender melhor o mercado de internet no Brasil

Uma dica: a IAB Brasil organiza eventos em várias cidades do Brasil para levar a cultura de investimentos na intenet, dados do mercado e tendências do mundo digital.

O último que aconteceu foi o IAB Media 2009 Recife:


Um panorama do mercado digital. Esse foi o primeiro tema apresentado por Paulo Castro, Diretor Geral do Terra e Presidente do Conselho do IAB Brasil, aos mais de 250 participantes do IAB Media 2009 Recife. Em sua palestra, Castro destacou o crescimento da audiência na Internet que, de acordo com as estimativas da entidade, chegará a 68,5 milhões este ano, projetando também que o acesso à banda larga pode chegar a 87% (conexões residenciais).

É fato e notório que internet é um potencial mercado para a publicidade. Os dados apresentados mostraram que foi a mídia que mais cresceu (44%). “A principal barreira é humana, de informação e de compreensão dessas novas mídias”, avisou Castro.

Tratando do potencial e do crescimento das mídias sociais, o consultor e professor Marcelo Coutinho, afirmou que não é uma decisão de o cliente estar na rede social. Provavelmente, há pessoas que estão falando dele. Ao contextualizar que estamos na época do “informacionalismo” - fazendo um contraponto com o industrialismo -, ele reforçou que “a melhor saída é dialogar e trocar informações com essas pessoas e não fugir delas”. A palestra de Coutinho foi voltada para apresentar o poder das mídias sociais e a credibilidade que essas mídias estão adquirindo.

Já Enor Paiano, Diretor de publicidade do UOL e Stanlei Bellan, diretor de Interatividade da agência Ogilvy, levantaram questões em torno dos desafios e da necessidade do mercado trabalhar mais com os formatos padrões de banners. “Os criativos precisam criar para esses formatos. O que sustenta uma indústria são padrões”, afirmou Paiano. “Criações diferenciadas pontuais são importantes, mas o mercado precisa trabalhar com os padrões”, ressaltou Bellan. Se os criativos criam coisas impressionantes para comerciais de TV de 30 ou 15 segundos, porque não transferir essa mesma criatividade para os formatos padrão da Internet, concluíram.


Sobre o evento, Gustavo Theodozio, Diretor do Jornal do Commercio Online disse: "O IAB Brasil trouxe um conhecimento importante para o mercado do Recife. Iniciativas como essa ajudam a crescer o mercado"

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