quinta-feira, 16 de julho de 2009

A importância da rede de conteúdo em campanhas de Links Patrocinados

Quando o assunto é Link Patrocinado, o grande benefício está no contato com o consumidor no exato momento em que ele está buscando por um produto ou serviço – e é esse contato rápido e eficaz que chama a atenção do cliente na hora de investir. Além dessas características, uma campanha de Links pode gerar outros benefícios adicionais que vão além da pesquisa.

Segundo o Google, navegamos 95% do nosso tempo em sites da
rede de conteúdo, que podem ser sites denotícias, redes sociais ou blogs. E são justamente nesses canais que o usuário gasta mais tempo navegando, mesmo que naquele momento ele não esteja procurando comprar um produto. Por isso, é interessante falar da importância de uma campanha na rede de conteúdo bem estruturada para atingir o possível consumidor nos momentos em que ele está lendo um artigo, uma notícia ou apenas buscando entretenimento na internet.

Muitos anunciantes não aderem uma campanha de conteúdo por não acreditarem na
mensuração dos resultados, por não possuírem controle total sobre os canais em que seus anúncios estão aparecendo ou por acharem que a verba utilizada nesse tipo de publicidade será desnecessária. Mas os tempos mudaram. Agora é possível gerar relatórios mais completos e otimizar as campanhas, excluindo categorias ou sites indesejados para que o anúncio seja veiculado. Dependendo do objetivo da campanha, também é possível escolher os canais que deseja apresentar seus anúncios. Exemplo: gostaria de ver meus anúncios de cursos de marketing digitalapenas no site Linkedin (rede social para contatos profissionais).

Normalmente, os objetivos de uma campanha de conteúdo são:
exposição, branding e visibilidade. Mas quando a meta da campanha é garantir um ROI alto, existem alguns fatores que levam uma campanha de search a ter uma expansão para a rede de conteúdo e assim gerar vendas. O segredo do sucesso começa na estrutura da campanha. Em campanhas de varejo, por exemplo, o que geralmente funciona é a segmentação contextual. Os anúncios serão exibidos em qualquer site que tenha relação com as palavras-chave determinadas, por conta da relevância com o contexto da página. A segmentação por canais também é interessante, onde se escolhe domínios ou subdomínios específicos, mas o foco é basicamente o branding. É possível também escolher trabalhar por CPC quando quiser vendas, conversões ou cliques, ou optar por CPM quando quiser impressões, exposições.

Oportunidade em Campanhas Sazonais

Campanhas sazonais como Dia das Mães, Dia dos Namorados ou grandes promoções são ótimas oportunidades para trabalhar anúncios na rede de conteúdo. Para acontecer um aumento do tráfego e uma expansão qualificada da marca, deve haver uma equipe prestando atenção: nas peças e nos textos, para que sejam de qualidade; nas otimizações diárias; nos ajustes de CPC; e na exclusão de categorias e canais, quando precisar. Estas ações certamente levam a um maior retorno em vendas.

Não tenha medo de arriscar na
rede de conteúdo, mesmo que a campanha seja voltada a performance. Se o cliente deseja vender, não é necessário apenas apresentar o melhor preço do mercado ou ter a landing Pageotimizada. Com o complemento da rede de conteúdo, a marca passa a ter presença em sites de alta qualidade, o que gera mais credibilidade. Afinal, um cliente em potencial pode estar procurando a sua empresa nos sites de busca, além de estar navegando em qualquer lugar da internet. Pense nisso!

Artigo escrito por Brenda Carolina, profissional de Search Marketing da Media Factory

Veja o artigo original sobre a importância da rede de conteúdo em campanhas de links patrocinados.

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