sexta-feira, 28 de agosto de 2009

5 Tendências do Marketing Digital - por Steve Rubel no Digital Age 2.0

As 5 tendências do Marketing Digital foram discutidas na palestra de Steve Rubel, vice-presidente e diretor de insights da americana Edelman Digital, no evento Digital Age 2.0.

Steve Rubel falou sobre os novos rumos do marketing digital e o tema da sua palestra foi: "Para onde a tecnologia digital vai levar o marketing - entenda antes que seja tarde".

Vamos às tendências do marketing digital:

1ª Tendência do marketing digital: Satisfação Garantida - independente da mídia utilizada, objetivo de uma empresa deve ser a satisfaçao do consumidor. Você pode utilizar diversas redes sociais, como o Orkut ou Twitter, escrever em blogs e outras ferramentas disponíveis, mas deve sempre escutar o consumidor e criar um relacionamento. Esteja preparado para agir rápido. Pense que dificilmente o novo consumidor utilizará o 08oo para se comunicar. Ele procura a sua empresa no meio que for mais adequado para si. E no momento em que ele faz essa busca é a hora do relacionamento, independente do canal de comunicação.

2ª Tendência do marketing digital: Reformulação das Mídias - de acordo com Steve Rubel, "tudo que o é social é mídia e tudo o que é mídia é social". Nesse novo momento, veículos de comunicação surgem e saiem do mercado com facilidade. A barreira financeira para ser um veículo de mídia foi quebrada. A concorrência só aumenta. Por isso é preciso repensar como e onde é feito o investimento publicitário em mídia e como ele é medido e avaliado. As mensurações dos resultados precisam ser renovadas de acordo com as mudanças.

3ª Tendência do marketing digital: Menos é Mais - o importante é envolver as pessoas. Muitas vezes, quanto mais simples o canal de comunicação, mais envolvimento e diálogo pode haver com o consumidor.

4ª Tendência do marketing digital: Transforme funcionários em estrelas - ter na empresa funcionários empenhados a desenvolver e crescer junto com a empresa. É importante criar ferramentas para conectar os colaboradores com clientes e fornecedores. Rubel citou resultados de pesquisas onde uma pessoa precisa escutar a mesma mensagem de 4 ou 5 fontes diferentes para passar a acreditar nela. Mas as mensagens devem ser autênticas e para que elas se propaguem de forma saúdavel é importante dar liberdade aos funcionários para serem verdadeiros representantes da empresa nas redes sociais, mas com responsabilidade.

5ª Tendência do marketing digital: O poder da atração - "é muito melhor ser encontrado do que do que enviar informações e ofertas nas pessoas", segundo Steve Rubel. Criar conteúdo é uma ótima forma de ser encontrado. Ao criar este conteúdo, seja no seu site ou redes sociais, pense nos leitores, mas principalmente, nos pesquisadores. Lembre-se do exemplo do Rubel, "as pessoas procuram por 'dor de cabeça' e não pode 'aspirina'.

Essas são as têndencias do marketing digital apresentadas no Digital Age 2.0.

Flávio Horta - Gerente de Marketing - Media Factory - Marketing e Performance Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.