terça-feira, 10 de novembro de 2009

Intercon 2009 - evento de marketing digital


A Intercon 2009, importante evento de marketing digital da iMasters, aconteceu no último sábado, dia 7/11 no hotel Renaissaince, em São Paulo.

Apesar do luxo, o ambiente não estava muito propício para networking, pois tinham ambientes separados, em andares diferentes, e as pessoas acabaram se dispersando.

Acompanhei apenas a sala "Business", pois os horários estavam atrasados e ficou confuso trocar de sala. Mas pelo que pude acompanhar no twitter, as salas "Tecnologia" e "Criação" oscilaram entre palestras com ótimos conteúdos e outras nem tanto.

O auditório "Ambiente Business - Negócios Digitais e as Novas Mídias" estava lotado. Algumas palestras foram claramente jabá, ou seja, pessoas falando do que fizeram e sabem fazer na internet. Desculpem, isso pra mim não é "Case de Marketing Digital"! Isso é querer vender o peixe ao invés de aprofundar-se em conteúdo que fariam o público (pagante, diga-se de passagem) sair de lá mais evoluído do que antes.

Mas não vou só criticar, pois a maioria das palestras com conteúdos diversos de marketing digital estavam boas.

Michel Lent da Ogilvy como sempre levou conteúdo interessante e aprofundado. Apesar da apresentação dele ter sido muito parecida com a palestra que fez no Digital Age 2.0, sobre a "Infobesidade" e "Idle Time", os conceitos são muito interessantes e mesmo para quem já assistiu vale a pena ver de novo. De qualquer forma, a maioria ainda não conhecia e foi um sucesso.

Outra apresentação que gostei muito foi da Drica Guzzi, da "Escola do Futuro / USP". Ela apresentou idéias e propostas para a educação na internet, tema ainda muito vago nas discussões e eventos de marketing digital, e falou ainda do projeto "Acessa São Paulo", que além de levar internet para a população carente, leva educação através do mundo digital.

Mas os pontos fortes mesmo para mim foram as apresentações e debates do Marcelo Coutinho e Carlos Nepomuceno, dois grandes conhecedores do mundo digital e com base teórica para aprofundar de verdade e responder às perguntas com consistência.

Um ponto que foi discutido na Intercon 2009 e nos faz pensar muito é sobre a arrogância de falarmos que estamos inventando alguma coisa para a humanidade no ambiente digital. Toda hora ouvimos dizer que essa é a sociedade da informação, do conhecimento, do consumo, ou da colaboração. O negócio não é bem assim. Desde os grandes filósofos ou dos primeiros líderes que a humanidade já teve, existiam os seguidores. As pessoas não tinham a tecnologia do twitter ou dos blogs, mas seguiam seus líderes.

Nepomuceno afirmou que ainda vê o ser humano mesquinho e egoísta, como sempre. "Apesar das ferramentas de internet disponíveis para compartilhamento da informação e do conhecimento, as pessoas estão mais preocupadas em PARTICIPAR e não em dialogar ou ajudar" completa Nepomuceno.

Hoje, parece que o cenário do marketing digital está divido entre os mais velhos que são arrogantes em achar que inventaram alguma coisa e os mais novos que acham que sabem tudo só porque entendem de tecnologia, mas na realidade não tem base teórica consistente.

Mas ao invés de continuar com as outras anotações que fiz, prefiro convidar quem está lendo este post a focar em construir um mundo melhor através da internet. Vamos aproveitar as ferramentas digitais que temos disponíveis para construir um planeta com menos fome e mais acesso aos recursos para toda a população. Cada um na sua área, pode fazer um pouco mais para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.