quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ad-Tech São Francisco 2010: cobertura completa do maior evento de marketing digital

A ad-tech São Francisco 2010, principal evento de marketing digital, publicidade online e web marketing, estava lotada e cheia de novidades.

Área de exposição:
A feira estava completa, com expositores de todo tipo de segmento, prestando serviços para o mundo digital. A presença de um estade de uma empresa brasileira, a Media Factory (marketing digital orientado à resultados) foi destaque, afinal o Brasil já é a bola da vez. Os visitantes lotaram o estande da Media Factory para conhecer melhor o mercado de marketing digital brasileiro.

Congresso, Palestras e Debates:
O gerente de TI, Métricas e Projetos da Media Factory, meu amigo Jansen Schemidt, participou das palestras de marketing digital na ad-tech e me reportou tudo que viu de novidade e as principais dicas digitais do evento. Veja abaixo um ótimo resumo do Jansen e fique por dentro do marketing digital:

  • Targeting - Endereçar um contato específico ou um grupo de pessoas por:
    • Behavioral
      • comportamento dentro do seu site
      • localização geográfica
      • fator demográfico
      • medido por web analytics
      • Ferramentas para fazer isso -> Predicta BT, Adlink 360, Adaptlogic, Avail, Boomerang, etc..
    • Fidelidade
      • Atribui pontos ao contato por:
        • comprar muito
        • convidar outras pessoas para o programa de fidelidade
        • compartilhar as ofertas com outras pessoas
      • descontos especiais e progressivos
      • criar um marketplace entre marcas que oferecem produtos / serviços e seus possíveis compradores
      • acesso a áreas especiais do site, ecommerce das marcas
      • Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
    • Formadores de opinião
      • endereçar pessoas que costumam compartilhar conteúdos interessantes tende a multiplicar os resultados da campanha
      • endereçar pessoas que retweetam, que marcam como favorito, que marcam likes - potencial multiplicador
      • pessoas com muitos fans
  • Usando base do Twitter para geração de leads
    • Usar o twitter para atingir o público alvo
    • Baseado em um processo de gerenciamento parecido com o do Adwords (Google) para gerenciamento de campanhas (twitter):
      • pessoas de um determinado lugar
      • pessoas que tem mais do que X seguidores
      • pessoas que são formadoras de opinião (costumam ser retwitados ou retwitam, compartilham)
      • Campanhas baseadas em verba financeira, debitada por critérios como:
        • primeiro nível twittado
        • quantidade de retweets
        • adições a favoritos
    • Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
  • Inteligência de Campanha nas Redes Sociais
    • Usando dados das interações das redes sociais para definir as estratégias de palavras para campanhas digitais
    • Análise dos resultados para realimentação do processo
    • Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
  • Twitter colaborativo - automatização de campanhas (i.e. #leisecarj)
    • Mais de uma conta colaborando com conteúdo para o mesmo twitter
    • Agilidade na geração de conteúdo
    • Integração com blogs e facebook
    • Mensuração dos resultados
      • número de mensagens
      • número de rettwets
      • número de likes, deslikes
      • quantos favoritaram
    • Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
  • Potencial do Xbox para ações de marketing digital
    • Instituto Nielsen foi usado para medir quantidade de tempo que os usuários de Xbox no EUA ficavam conectados - Média de 4 horas/dia
    • Métricas parecidas com as da TV (ibope)
    • Número de usuários de Xbox nos EUA é muito grande
    • Público segmentado
  • Jogos/Apps no IPhone e Facebook para ações de geração de lead
    • Exemplo IPhone - app do volkswagen GTI -> test drive do carro, com função GPS levando para loja mais próxima do usuário. Cupom de desconto na compra gerado pelo App do IPhone.
    • Exemplo Facebook - zynga cia - farmville e outros - ações de brand no EUA como lançamentos de filme, bing, etc...
    • Métricas - quantidade de fans e likes
  • Seu negócio onde seu cliente está - conteúdo distribuído
    • Conteúdo no Facebook (muito em voga), Twitter, Youtube, IPhone, seu site, Ecommerce
    • Ferramentas para automatização deste processo:
      • conteúdo gerado num único lugar é publicado em vários canais
      • relatórios de métricas centralizado
  • Mobile está de novo no centro das discussões
    • Número de Smartphones crescendo de forma consistente
    • Previsão de que em 2014 o número de celulares acessando internet nos EUA seja maior do que o de PCs
  • Vídeo é o conteúdo mais acessado pelos internautas
    • 80% do tempo dos internautas é gasto em redes sociais
    • Deste tempo, grande parte dele é acessando vídeos
    • cresce a importância de campanhas em mídia digital usando vídeos para a geração de resultados
    • Novos features do GA para mensuração de campanhas com vídeo
    • Ferramentas de mercado que apoiam o conceito:
  • Email Marketing continua sendo a mídia digital mais usada em ações de mkt digital
    • Garantia de retorno (ROI) seja em ações de leads ou no relacionamento com os clientes
    • Emails com vídeo geram melhores resultados
    • Segmentação baseada em behavioral target, ou em ações de fidelização, tem um bom retorno
  • Conteúdo de Redes Sociais tem que ser criativo e não comercial
    • A ação em redes sociais deve ser de conteúdo
    • Os conteúdos geram oportunidade de ir para a compra
    • Entender como as tribos funcionam dentro das redes ajuda a gerar conteúdo que gere interesse, e consecutivamente vendas
    • Bibiografia sobre o assunto:
  • Chat Online aumentando taxa de conversão de cadastro
    • Aumentos de 15% na taxa de conversão
    • Cliente não quer deixar informação para receber um futuro contato. Quer interagir real time.
  • Rede de Afiliados gerando até 10% dos resultados de vendas
    • Oportunidade das agências gerenciarem a estratégia, a implementação, operação e avaliação dos resultados gerados pela rede de afiliados
    • Retirar afiliados que geram tráfego e não convertem - fluxo negativo do ROI
    • Integração com CUPONS aumenta resultados, inclusive em redes sociais

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