Área de exposição:
A feira estava completa, com expositores de todo tipo de segmento, prestando serviços para o mundo digital. A presença de um estade de uma empresa brasileira, a Media Factory (marketing digital orientado à resultados) foi destaque, afinal o Brasil já é a bola da vez. Os visitantes lotaram o estande da Media Factory para conhecer melhor o mercado de marketing digital brasileiro.
Congresso, Palestras e Debates:
O gerente de TI, Métricas e Projetos da Media Factory, meu amigo Jansen Schemidt, participou das palestras de marketing digital na ad-tech e me reportou tudo que viu de novidade e as principais dicas digitais do evento. Veja abaixo um ótimo resumo do Jansen e fique por dentro do marketing digital:
- Targeting - Endereçar um contato específico ou um grupo de pessoas por:
- Behavioral
- comportamento dentro do seu site
- localização geográfica
- fator demográfico
- medido por web analytics
- Ferramentas para fazer isso -> Predicta BT, Adlink 360, Adaptlogic, Avail, Boomerang, etc..
- Fidelidade
- Atribui pontos ao contato por:
- comprar muito
- convidar outras pessoas para o programa de fidelidade
- compartilhar as ofertas com outras pessoas
- descontos especiais e progressivos
- criar um marketplace entre marcas que oferecem produtos / serviços e seus possíveis compradores
- acesso a áreas especiais do site, ecommerce das marcas
- Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
- Formadores de opinião
- endereçar pessoas que costumam compartilhar conteúdos interessantes tende a multiplicar os resultados da campanha
- endereçar pessoas que retweetam, que marcam como favorito, que marcam likes - potencial multiplicador
- pessoas com muitos fans
- Usando base do Twitter para geração de leads
- Usar o twitter para atingir o público alvo
- Baseado em um processo de gerenciamento parecido com o do Adwords (Google) para gerenciamento de campanhas (twitter):
- pessoas de um determinado lugar
- pessoas que tem mais do que X seguidores
- pessoas que são formadoras de opinião (costumam ser retwitados ou retwitam, compartilham)
- Campanhas baseadas em verba financeira, debitada por critérios como:
- primeiro nível twittado
- quantidade de retweets
- adições a favoritos
- Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
- Inteligência de Campanha nas Redes Sociais
- Usando dados das interações das redes sociais para definir as estratégias de palavras para campanhas digitais
- Análise dos resultados para realimentação do processo
- Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
- Twitter colaborativo - automatização de campanhas (i.e. #leisecarj)
- Mais de uma conta colaborando com conteúdo para o mesmo twitter
- Agilidade na geração de conteúdo
- Integração com blogs e facebook
- Mensuração dos resultados
- número de mensagens
- número de rettwets
- número de likes, deslikes
- quantos favoritaram
- Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
- Potencial do Xbox para ações de marketing digital
- Instituto Nielsen foi usado para medir quantidade de tempo que os usuários de Xbox no EUA ficavam conectados - Média de 4 horas/dia
- Métricas parecidas com as da TV (ibope)
- Número de usuários de Xbox nos EUA é muito grande
- Público segmentado
- Jogos/Apps no IPhone e Facebook para ações de geração de lead
- Exemplo IPhone - app do volkswagen GTI -> test drive do carro, com função GPS levando para loja mais próxima do usuário. Cupom de desconto na compra gerado pelo App do IPhone.
- Exemplo Facebook - zynga cia - farmville e outros - ações de brand no EUA como lançamentos de filme, bing, etc...
- Métricas - quantidade de fans e likes
- Seu negócio onde seu cliente está - conteúdo distribuído
- Conteúdo no Facebook (muito em voga), Twitter, Youtube, IPhone, seu site, Ecommerce
- Ferramentas para automatização deste processo:
- conteúdo gerado num único lugar é publicado em vários canais
- relatórios de métricas centralizado
- Ferramentas de mercado que já implementam o conceito:
- Mobile está de novo no centro das discussões
- Número de Smartphones crescendo de forma consistente
- Previsão de que em 2014 o número de celulares acessando internet nos EUA seja maior do que o de PCs
- Vídeo é o conteúdo mais acessado pelos internautas
- 80% do tempo dos internautas é gasto em redes sociais
- Deste tempo, grande parte dele é acessando vídeos
- cresce a importância de campanhas em mídia digital usando vídeos para a geração de resultados
- Novos features do GA para mensuração de campanhas com vídeo
- Ferramentas de mercado que apoiam o conceito:
- Email Marketing continua sendo a mídia digital mais usada em ações de mkt digital
- Garantia de retorno (ROI) seja em ações de leads ou no relacionamento com os clientes
- Emails com vídeo geram melhores resultados
- Segmentação baseada em behavioral target, ou em ações de fidelização, tem um bom retorno
- Conteúdo de Redes Sociais tem que ser criativo e não comercial
- A ação em redes sociais deve ser de conteúdo
- Os conteúdos geram oportunidade de ir para a compra
- Entender como as tribos funcionam dentro das redes ajuda a gerar conteúdo que gere interesse, e consecutivamente vendas
- Bibiografia sobre o assunto:
- Tribes - Seth Godin
- Trust Agents - Chris Bogan
- http://www.youtube.com/watch?
v=LDNiQpIx3_w&feature=player_ - Key Notes do loiclemeur - especialista europeu em redes sociaisembedded
- Chat Online aumentando taxa de conversão de cadastro
- Aumentos de 15% na taxa de conversão
- Cliente não quer deixar informação para receber um futuro contato. Quer interagir real time.
- Rede de Afiliados gerando até 10% dos resultados de vendas
- Oportunidade das agências gerenciarem a estratégia, a implementação, operação e avaliação dos resultados gerados pela rede de afiliados
- Retirar afiliados que geram tráfego e não convertem - fluxo negativo do ROI
- Integração com CUPONS aumenta resultados, inclusive em redes sociais
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