quarta-feira, 25 de março de 2009

O crescemento da verba destinada a publicidade online deve chegar a 30% em 2009

Esse é o percentual de crescimento estimado pela IAB Brasil (iabbrasil.ning.com). Os dados foram divulgados em evento, que reuniu a imprensa, no dia 16/3/09.

Segundo a entidade, a internet chegará a 4,2% de participação de todo o bolo publicitário. Isso significa quase R$ 1 bilhão em investimentos.

A participação em 2008 foi de 3,5%.

Outro dado miuto interessante é que 39% dos indivíduos pertencentes à classe C já possuem acesso à web. Em 2009, esse percentual deve chegar a 45%.  Isso é um reflexo do aumento significativo nas vendas de computadores. De acordo com o instituto de pesquisas IDC, foram vendidos cerca de 12 milhões de PCs no Brasil e 8,1 milhões de televisores. em 2008. Em dezembro de 2009, seremos 68,5 milhões de internautas. 

O crescimento está acontecendo à medida em que o mercado vai ficando mais maduro e consegue, com criatividade e know how, aproveitar-se dos diversos formatos publicitários e interativos que este meio permite, ao invés de simplesmente vender espaço publicitário como todos aprenderam a fazer no mundo offline. O presidente da IAB Brasil explica um pouco mais esse crescimento:
“Hoje, podemos dizer que a Internet está consolida como a segunda maior mídia em cobertura do País. As agências e anunciantes estão cada vez mais atentos as diversas oportunidades de investimento publicitário oferecidas. Esses dois fatores contribuíram para que o meio Internet tivesse o maior crescimento publicitário em relação às outras mídias”, afirma Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.

Além dos dados de audiência e investimentos, o IAB Brasil também ressalta o crescimento da banda larga no País. Em dezembro de 2008, 83% da audiência ativa acessaram a Internet com conexões de alta velocidade. Esse percentual deve chegar a 87% em 2009.

Sinceramente não lembro mais daquele tempo nebuloso, que acessávamos internet discada. Felizmente, hoje apenas 17% acessam dessa forma e no final desse ano serão 13%. Espero que em 2010, não tenha nenhum coitado sofrendo, afinal a internet de hoje é bem diferente de 10 anos atrás. Apesar de lenta, conseguíamos acessar o que estava disponível há 10 anos. Diferente de hoje, que só conseguimos assistir os vídeos do Youtube e acessar aqueles sites pesados em flash se tivermos banda larga.

SOMOS DIGITAIS e não conseguimos mais pensar o mundo sem a internet. E analisando os números de penetração da internet no mundo, podemos imaginar que o mundo não consegue mais pensar a humanidade desconectada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.