quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ad Tech 2009: Empresas investem no fator ‘localização’ para gerar resultado

Novidades diretamente da Ad-Tech 2009, que acontece nesse momento em São Francisco (Califórnia)
Luiz Augusto, CTO/COO data 2009-04-23

A Ad-Tech, um dos mais importantes eventos de publicidade online, realizado de 21 a 23 de abril em São Francisco. Apesar de a crise ter sido citada na maioria das palestras, o evento deixou de lado o pessimismo e mostrou como o momento econômico impulsionou a migração das verbas de marketing para ações online - nada mais esperado em um contexto onde as pessoas chegam a passar cerca de 18 horas conectadas em diferentes meios, com acesso ilimitado.

Um dos assuntos de relevância foi a utilização de localização geográfica para aumentar as taxas de cliques, falando diretamente com o prospect correto. O Google falou de seu case de inclusão de posicionamento em todas as buscas, o Google Maps. Se você procura ‘flores’, por exemplo, o Google descobre pelo IP a sua localização e mostra as opções mais próximas. Essa foi uma mudança importante para o usuário, tendo a possibilidade de mudar sua forma de busca, e para o prestador de serviços, ligado diretamente com clientes potenciais. Porém, não basta inscrever-se no Google Maps para alcançar resultado. Os usuários devem identificar exatamente de onde aquela página está falando por meio do conteúdo.

Na análise de cases, pudemos perceber também a importância dos serviços e aplicativos instalados em Smartphones e que trazem informações e vantagens para os usuários. Exemplo disso foi a promoção de um aplicativo onde o usuário poderia adquirir um produto com descontos variáveis, dependendo do tempo que ele demoraria para fazer esta aquisição. Quanto maior a demora, menor o desconto. Cruelmente eficiente. Outro serviço é o mapeamento de produtos e de lojas por posição. Seja a procura por um iphone branco, ou de um restaurante específico, o sistema mostrará naquela mesma hora as opções mais próximas para encontrar aquilo que se procura.

As redes de performance também estão usando o posicionamento para conseguir aumentar as taxas de cliques e melhorar o ROI das campanhas, e cada vez mais o fator geográfico é utilizado para decidir qual o anúncio se enquadra com um determinado visitante. No Brasil, podemos observar isso junto às operadoras, que não conseguem saber exatamente o posicionamento do usuário, mas sim onde ele passa a maior parte do dia. Nos Estados Unidos, algumas operadoras estão oferecendo um serviço de venda do posicionamento exato de qualquer usuário que esteja usando a rede de dados. Exemplificando, se você entrar em um site para comprar um iphone, a loja pode comprar sua posição! A idéia inicial do serviço é evitar fraudes, pois podemos conferir se o usuário esta realmente onde diz estar, mas isso pode ser usado muito facilmente para outros fins menos nobres, o que mostra que este mercado precisa, com urgência, de uma legislação, coisa que deve ocorrer em breve. 


Artigo enviado diretamente da Ad-Tech em São Francisco por Luiz Augusto, COO/CTO da Media Factory, a empresa de performance digital.

Acompanhe outras informações:
- no site da Media Factory: www.mediafactory.com.br
- no Twitter: http://twitter.com/MFwebmarketing

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