quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ad-Tech 2009: Novas tecnologias e foco em performance

Novidades diretamente da Ad-Tech 2009, que acontece nesse momento em São Francisco (Califórnia)

por Leandro Kenski, CEO da Media Factory data 2009-04-23

Ad-Tech 2009, evento para o mercado de marketing digital realizado de 21 a 23 de abril em São Francisco, prometia assuntos polêmicos, e um dos temas que se destacou foi o ROI (retorno sobre o investimento). Diante de um cenário no qual a mídia online ganha cada vez mais visibilidade, o desafio dos profissionais de marketing é gerar um ROI cada vez maior para comprovar ao cliente que é possível separar o joio do trigo no mercado de marketing online. Estavam lá centenas de novas empresas do mercado de publicidade online, muitas ainda sem nenhuma base sólida - aliás, a quantidade de empresas que atuam no mercado de performance, entregando publicidade, leads e ferramentas cada vez mais complexas para medir o ROI das ações online, foi surpreendente na Ad-Tech. 

Atualmente, o mercado de marketing online nos EUA movimenta bilhões de dólares (mais de 21 bilhões de dólares investido no ano passado) e a exigências de conhecimento, mensuração das campanhas e otimização de resultados é cada vez maior. Quando comparamos essa quantia aos nossos parcos 700 milhões de reais investidos no mercado brasileiro, percebemos o potencial a ser desenvolvido e a consequente profissionalização da área nos próximos anos. Nos EUA, a previsão de crescimento gira em torno de 10% ao ano pelos próximos 5 anos, enquanto no Brasil é factível imaginarmos um crescimento de 50% ano.

Dois personagens também geraram polêmica e abriram as discussões para as novas mídias: o portal
Hulu.com e o chamado Local Advertising. O hulu.com é um site que vem ganhando muita visibilidade, cujos sócios principais são empresas de mídia NBC Paramount e News Corp. O site transmite conteúdo televisivo de qualidade, de maneira simples e eficaz, com foco no usuário final. Segundo os executivos da empresa, foi necessária a criação de uma empresa ‘startup’ para conseguirem criar este novo modelo de difusão de conteúdo na internet e desafiarem o ‘status quo’. Diante da comoção que o assunto gerou na Ad-Tech, devemos ficar de olho aberto para a expansão desta companhia que deve rapidamente ter alcance global, e que poderá transformar os meios de acesso ao conteúdo premium de séries, filmes, notícias, esportes e etc. Será que estamos preparados para esta nova realidade? Já o “Local Advertising” é um novo modelo de negócio que promete entregar aos anunciantes publicidade relevante dentro de seus mercados de atuação – LBS (Local Based Services). 

Como não poderia faltar, o evento não deixou de lado a explosão das redes sociais, mostrando as melhores formas de integrarmos as campanhas que utilizam este meio às ações de marketing online mais tradicionais, como e-mail marketing, links patrocinados, SEO e publicidade contextual. Qual o impacto do UGC (User Generated Content) em todo mix de marketing e no ROI total da verba online? São essas algumas das perguntas que todo profissional de marketing deve tentar responder diante deste cenário crescente da mídia digital. 

Artigo enviado diretamente da Ad-Tech em São Francisco por Leandro Kenski, CEO da Media Factory, a empresa de performance digital.

Acompanhe outras informações:
- no site da Media Factory: www.mediafactory.com.br
- no Twitter: http://twitter.com/MFwebmarketing

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