quinta-feira, 30 de abril de 2009

Redes Sociais - Foco em negócios

por Hércules Pereira

Redes Sociais para negócios

Em tempos de internet, a fórmula tempo X volume de informação tem feito com que empresas tenham cada vez menos tempo para pensar e agir quando devem entrar em um novo mercado, ou, em um novo meio de divulgação.

Reflexo disso são as novas ferramentas que, de tempos em tempos, com uma freqüência cada vez maior, surgem para os usuários deste mundo digital.

Conquistamos a agilidade nas trocas de mensagens com o e-mail, acesso a um volume maior de conteúdo com os sites e portais, vimos surgir grandes oportunidades de negócios em diversos formatos online, ganhamos voz e interatividade com a Web 2.0, e esta nos apresentou a blogs, fóruns, sites colaborativos e, finalmente, as Redes Sociais.

Sociais mesmo à distância

De acordo com a Wikipedia, redes sociais são “Relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Esses sistemas funcionam por meio da interação social, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação.” Ou seja, aquela boa e velha conversa de boteco com seu amigo ou amiga acontecendo online.

Pessoas que conhecem pessoas, que apresentam pessoas, que se identificam com pessoas que não conhecem e que vieram a conhecer. É assim que funciona uma rede social. Sem delongas e com toda agilidade e conteúdo que nos é permitido.

Por meio disso, pessoas que, por exemplo, gostam de Música Indiana (Comunidade no Orkut com mais de 2 mil membros) podem entrar em contato com outras, formando diversos grupos relacionados. Ou mesmo apreciadores do tão falado cinema de Bollywood, onde o número de produções anuais supera a atual Hollywood, formando uma comunidade com mais de 76 mil usuários.

E minha marca? O que tem a ver com isso?

Caso tenha questionado isso, a resposta é simples: tudo.

Hoje, as redes sociais cresceram e transformaram-se em uma das formas mais relevantes de estabelecer uma relação entre marca e consumidor. Se sua empresa tem um bom relacionamento com os usuários e consumidores, ela ficará conhecida. Quando ela não tem um bom relacionamento, ficará também muito conhecida, mas, obviamente, não da forma desejada.

Um dos mais famosos casos conhecidos teve início em junho de 2005, com a empresa Dell Computadores, quando o jornalista Jeff Jarvis publicou em seu blog Buzz Machine (www.buzzmachine.com) que havia comprado um notebook com defeito e a empresa não resolvia o assunto. Não demorou para que outros consumidores que haviam sofrido algum tipo de problema com empresa também declarassem sua decepção, difundindo o título do post especialmente criado para o assunto : Dell Hell (Inferno Dell). Após estes eventos, a Dell percebeu a importância das redes sociais, declarando, por meio de seu vice-presidente Bob Pearson: “O Google hoje é a nossa mais importante homepage”.

No Brasil, entre 2004 e 2008, a Volkswagen teve um problema parecido quando um cliente teve parte de um dos dedos da mão decepado em um carro da linha Fox. A partir do primeiro caso, mais sete surgiram. Todos os clientes entraram em contato com a montadora, que alegou que o produto estava de acordo com as normas de segurança. O assunto foi citado em 60 blogs, 135 tópicos de discussão do Orkut e mais de 200 mil visualizações em diversos vídeos relacionados. A Volkswagen foi obrigada a fazer o recall.

Será que, se a empresa tivesse ouvido as manifestações online, isso poderia ter sido evitado? Ou melhor, será que se a empresa tivesse se prontificado a resolver, não ganharia novos clientes?

O melhor que uma empresa pode fazer é dar a oportunidade ao cliente de falar, sabendo que será ouvido de verdade.  Ele não quer apenas “estar sendo transferido para o setor responsável”. Ele quer ter uma conversa real com a empresa na qual está adquirindo um produto, pois, se esta empresa não ouvir o que ele tem a dizer, com certeza, alguma outra ouvirá.

 

Rede Social como ponto de venda.

Como sabemos, um bom negócio depende de um ponto de venda. Seja sua empresa uma gigante do segmento de cosméticos ou uma pequena loja do ramo de calçados, seu cliente precisa de um referência para encontrar os produtos.

A utilização de redes sociais acaba funcionando de maneira parecida, uma vez que usar o site ou qualquer outra ferramenta do momento ajudará na divulgação.

Atualmente, o Twitter é bastante utilizado (já falamos dele aqui) para campanhas publicitárias.

A Dell, provavelmente depois do caso citado acima, desempenha hoje um excelente papel nas redes e também no Twitter. Por meio de seus usuários @DellOutlet e o @DellSmBizOffers, que trazem ofertas exclusivas para o Twitter para o varejo e para PMES, respectivamente, conta com mais de 400 mil seguidores (leia-se potenciais clientes). No Brasil, recentemente iniciaram as operações por meio do  @DellnoBrasil.

Se sua empresa não tem como foco fazer promoções, divulgue conteúdo relacionado. Os usuários estão sempre interessados em conhecer mais. Interessado em meio ambiente? Siga o Greenpeace em @GreenBrasil. Dicas de shows e eventos em São Paulo? O Sesc divulga informações em @Sescsp. Se preferir notícias, temos a @veja e a @folhadesp.

Não importa seu segmento, acreditar no seu negócio, seja em tempos de crise ou não, e claro, despertar o interesse de possíveis compradores, é algo de extrema relevância para o seu sucesso e da sua empresa.

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