segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aconteceu no Social Media Brasil em São Paulo

No início desse mês participei do Social Media Brasil 2009, que aconteceu em São Paulo com palestras de diversas empresas que trabalham o marketing nas redes sociais.

Algumas palestras, cerca de metade, focaram mais na propaganda das empresas palestrantes do que no conteúdo e tendências. Porém, essa é a minha única crítica ao evento – que deveria ter tido mais foco em conteúdo. A outra metade dos palestrantes focou o discurso em teorias voltadas ao novo comportamento do consumidor na internet, bem como algumas estratégias e cases que nos ajudam a pensar em novos formatos e a criar diferente.

Resumi aqui alguns pontos que achei importante. Indico que vejam os power points apresentados pelos palestrantes no site do Social Media Brasil ou diretamente nos links:

Percepção das redes sociais - Edney Souza

Branding 2.0 - Amyris Fernandes

Social Media é a resposta para o banner blindness?

Boo-Box - Fred Pacheco

Desafios em Social Media - Guilherme Valadares

Conceituando e criando estratégias - Ian Black

O moto perpétuo do boca-a-boca – Roberto Cassano

Usabilidade em redes sociais - Gustavo Morale

Social Media x Search Marketing - Ricardo Feldman

Estratégias em blogs e como gerar buzz na internet - Wagner Fontoura

Como detectar e aplicar novas tendências no mundo corporativo - Roberto aLoureiro

Busca e Social Media: Alinhando estratégias - Fábio Ricotta

Busca e Social Media: Alinhando estratégias - Gustavo Zaiantchick

Busca e Social Media: Alinhando estratégias - Paulo Teixeira

A importância dos widgets na Social Media - Samuel Vignoli

OK! Tudo é muito bonito, mas e os problemas? - Juliano Motta

Entender o consumidor:

Identificar as idéias e opiniões do consumidor sobre a sua marca/produto é criar oportunidade de interação com esse público. E para ajudar, o seu cliente te fala o que pensa. Na verdade, eles sempre falaram, mas você não conseguia saber, ou conseguia com muita dificuldade. Eles falam tanto nas redes sociais que não precisamos mais fazer aquelas pesquisas caras. Eles falam mais do que os gurus de marketing. É melhor ler o que os seus clientes tem a dizer na internet dos que ouvir os gurus. Agora tudo ficou mais simples: abra as comunidades do Orkut onde eles escrevem sobre a sua empresa, acompanhe o que eles estão falando no twitter, veja os vídeos postados no youtube etc.

Estratégia única:

Depois de entender o consumidor, defina as estratégias mais adequadas e interaja com ele. Chegou o momento de parar de pensar em online e offline. O momento é de pensar na estratégia em si como um todo. O ideal é entender o consumidor alvo da empresa e definir como chegar, interagir, conversar e trocar com ele. É necessário pensar na estratégia independente do meio, mas sim de como, quem, o que falar. Depois, adapte-se a linguagem a cada meio.

Outros pontos importantes do evento:

As redes sociais fazem tanto sucesso porque pessoas confiam em pessoas.

A prova de que os consumidores estão mudando e não querem ser mais "impactados" são as decadentes taxas de cliques dos banners. Os usuários não olham mais os banners.

Os banners foram criados a partir do mundo offline, sem pensar no modelo de web que vivemos hoje. Eles parecem outdoors animados que foram adaptados para a internet.

O consumidor controla o que quer usar e receber.

O brasileiro é social, independe da internet. A partir das ferramentas criadas na internet, o brasileiro faz no mundo virtual o que já fazia ou o que queria fazer no mundo offline.

Pilares da comunicação interativa: serviço / conteúdo / entretenimento.

Social Media significa gerar o viral ao invés de comprar um caminhão mídia.

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