terça-feira, 21 de setembro de 2010

Novidades de Marketing Digital na ad:tech de Londres?

Novidades de marketing digital na ad:tech London para nós brasileiros não muitas, pelo menos por enquanto. Mas pelo que entendi, parece que o público presente estava encantado com os novos modelos de comunicação e com os termos que já cansamos de ouvir e trabalhamos no dia a dia, como: engagement, content strategies, communities, e por aí vai.

Apensar do conteúdo não ser novo, palestrantes muito bons falaram por aqui. Desde e-mail marketing (como estratégias integradas às redes sociais) a estratégias avanças de SEO (Search Engine Optimization) e SMM (Social Media Marketing).

Um dos pontos importantes que percebi é que nós, há pouco tempo chamados de tupiniquins, estamos falando na mesma língua dos ingleses e, provavelmente, do resto do mundo. Nada do que foi dito em Londres já não foi dito em um dos Seminários Digitalks que levam esse conhecimento de marketing digital e publicidade online por todo o Brasil.

Além dos discursos estarem alinhados, o que me ajudou a tirar essa conclusão foi a lotação das salas que estavam sendo apresentadas palestras sobre 'performance', 'conversão', 'o poder do vídeo', 'monetizar o tráfego de seguidores e fãs nas redes sociais', 'conquista de clientes através da geração de conteúdo', 'o novo mundo mobile e seus aplicativos' e 'mensuração além do clique'.

Um ponto interessante, cujo empresas brasileiras trabalham - pena que nem todas - é o que mais me chamou a atenção. Eles começaram a encarar o 'Search Marketing' e o 'Social Media Marketing' como uma estratégia só. A palestra da empresa Guava, apresentada por Edward Corwell, deixou isso bem claro. O resumo que tiro dessa apresentação é: “estar na primeira página dos buscadores significa muito, estar em TODA a primeira página significa tudo – use as redes sociais para dominar os primeiros resultados”.

Tirando o café expresso de 2.80 libras (cerca de R$ 8,00) o dia de hoje imerso em marketing digital no maior evento digital do mundo valeu, por sua grandiosidade e por saber que não estamos atrás.

Espero ver algo amanhã relacionado à assuntos que ainda não estão sendo muito falados, mas já ouvi muita gente dizer que é tendência: social commerce e cupom digital. Espero também ver novidades... ou melhor, não. É bom saber que também somos pioneiros.

Logo mais coloco mais novidades. Acompahem meu twitter que vou atualizando: @flaviohorta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.