terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tendências das empresas expositoras na ad:tech London


Muitos expositores lotaram o National Hall, Olympia, em Londres. A feira de marketing digital estava lotada, tanto de visitantes como de stands! Muita gente conversando de um modo que pareciam até estarem fazendo negócios. Alguns grandes estavam presentes: Google, Facebook, Microsoft, Casale Media, Orange, Exact Target, Real Media, Adobe, DoubleClick, além de mais de uma centena de médios e pequenos. Encontrei até um amigo, o Gabriel da e-planning no stand 216.

Acredito que os segmentos dos expositores refletem o que acontece no mercado local: muitas empresa de AdNetworking (querendo vender e comprar tráfego do mundo inteiro), além de agências One-Stop-Shop, agências de Search (normalmente o segmento é paid seach ou seo, dificilmente os 2), empresas de E-mail Marketing (focadas em estratégias e com os discursos conectados à integração com Social Media), Affiliate Marketing, Performance, Analytics / Metrics, Online Gamming, Geração de Leads e, claro, muitas empresas desenvolvendo para Mobile. Achei interessante conversar com uma empresa de otimização de meios de pagamento para e-commerce.

Um ponto bem diferente do Brasil é a forma com que eles tratam o serviço de Social Media. Na nossa terra, na maioria das vezes, tratamos esse serviço como único e temos várias agências que operam tudo para o cliente. Na verdade, não consegui descobrir se existem agências que fazem esse 'serviço completo' de social media, mas não achei nenhuma em toda a feira. O que encontrei foram empresas de tecnologia que desenvolveram softwares de mapeamento e gerenciamento e do outro lado empresas que fazem o PR, que são verdadeiras assessorias de imprensa. Em algumas palestras vi o discurso muito voltado aos trabalhos de Social Media que são desenvolvidos internamente pelas empresas e não são terceirizados.


Acompanhem mais nos twitters: @digitalksmkt e @flaviohorta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.