terça-feira, 21 de setembro de 2010

Palestras de Marketing Digital mais relevantes da ad:tech UK, em Londres

Vejo como uma vantagem competitiva dos brasileiros o fato de não achar nada tão novo por aqui. Estar em Londres e presenciar que no maior evento do mundo voltado ao marketing digital, a ad:tech, não apresentaram nada que nós ainda não tenhamos visto merece um brinde. Pelo menos não no primeiro dia de imersão no marketing digital.

Mesmo assim, indico para quem ainda não conhece a ad:tech que conheça. Acho de extrema importância ver a grandiosidade desse mercado que, pelo menos em números e faturamento, está bem mais evoluído que o nosso. Foi uma pena eu não ter feito uma foto do happy hour nos dois Pubs em frente à ad:tech London (na verdade, fiquei constrangido). Se eu conseguir tirar essa foto amanhã, postarei aqui, pois parece que tem mais profissional do mercado tomando Pints e Pints de cerveja em Londres do que no nosso mercado digital inteiro.

Por outro lado é frustrante saber que no Brasil temos profissionais tão bons ou melhores que os daqui, muitas agências mais competentes e o mercado demora tanto para evoluir financeiramente. Cada um tem uma opinião sobre esse problema, se quiser deixe a sua.

Seguem alguns tópicos importantes que anotei das palestras mais relevantes:


Behavioural Targeting and Creativity

por Nick Stringer, IAB

  • Behavioural Targeting já existe há muito tempo, muitas empresas usam, mas normalmente não sai da tecnologia

  • As informações 'Behavioral' precisam ser analisadas e a criatividade entra em ação para fazer a diferença


The next generation of e-mail: Think outside the inbox

por Niger Arthur, Exact Target

  • é necessário ter um ponto de interação independente do canal que o cliente escolhe para falar com a sua empresa

  • data aggregation & analytics: e-mail / mobile / social / sites (landing pages)

  • sincronização da navegação de cada usuário com o registro na base cadastrada

  • conteúdo do e-mail marketing sincronizado em tempo real com o interesse na navegação (behavioral targeting), interação nas mídias sociais, inclusive no twitter


The future of advertising: how brands are engaging users through content driven advertising

por Anna Tracey e Tom Pepper, Vibrant Media

  • Como engajar o consumidor? Através de: comunidades próprias, redes sociais existentes, user endorsement, conteúdo, games, aplicativos..

  • Melhor Conteúdo = Melhor Resposta

  • Faça o conteúdo em tempo real dentro do Facebook: é possível.


Beyond ROI: a step change in intelligent customer acquisition marketing

por Cabell de Marcellus, Dianomi

  • para falar que não teve novidade, esse termo nunca tinha ouvido: ICAM – Intelligent Customer Acquisition Marketing. Na verdade não vejo novidade no conceito, mas pelo menos o termo é novo.

  • Como fazer a aquisição de consumidores inteligentes? Anúncios Premium em lugares certos e hora certa, coloque o seu anúncio no contexto (a Hotwords no Brasil faz isso muito bem), Links Patrocinados, e programa de afiliados.

  • Passos da geração de leads: Validation, Nuturing, Scoring, CRM


Unselling Social Media: customer service online communities

por Alexander Nikolov, NinetyTen

  • a pergunta errada começa quando o cliente pergunta como monetizar followers ou seus fãs?

  • O ideal é transformar os seus foloowers e fãs em advogados da sua marcar, assim você não perderá estes e ainda angariará novos através do que eles falarem nas redes sociais

  • novos clientes podem custar de 4 a 100 vezes mais do que um consumidor envolvido e engajado

  • independente do seu negócio, entregue serviço ao seu consumidor: conteúdo, aplicativos, valores que sejam relevante, relacionamento a longo prazo, conversa, ideias, inspiração

  • os meios tradicionais de comunicação com o consumidor (sac, telefone, e-mail) continuam importantes, mas agora a quantidade de canais aumentou, e e os consumidores querem se comunicar através de: facebook, twitter, chat, blog etc.

  • É importante atender o cliente diretamente na rede social. Por exemplo, se ele fez uma reclamação no twitter, não dê o seu telefone para ele te ligar, responda no twitter

  • a briga é pelo tempo do cliente

  • wall of fame vs wall of share

  • no Reino Unido, 70% dos clientes preferem o twitter para ser o 'canal oficial de serviço ao consumidor'

  • crie a sua própria rede social com: 90% de conversação e 10% de promoção


The rise of search marketing and social media marketing: How they can work toghether for your business

por Edward Corwell, Guava

  • social media não é uma onda, a web sempre foi social só que agora temos as ferramentas

  • no mundo a maior parte das mensagens de marketing em social media são lançadas no Twitter e em segundo lugar no Facebook

  • as informações individuais nas redes sociais influenciam os buscadores

  • faça os próprios consumidores criarem conteúdo para você nas redes sociais

  • ensine os seus funcionários a falar da sua empresa nas redes sociais

  • estar na primeira página significa muito e estar em TODA a primeira página significa tudo: use as redes sociais para fazer isso

  • use fotos e vídeos bem otimizados para os buscadores

  • o que fazer em redes sociais para estar nas primeiras posições:

    - gere notícias

    - faça vídeos

    - gere imagens

    - alimente blogs relevantes

    - discuta em fóruns

    - faça seus clientes comentarem em blogs

    - ofereça dados relevantes

    - ofereça pesquisas relevantes

    - gere conteúdo em real time: twitter / google buzz

    - trabalhe bem o RSS

    - compartilhe conteúdo


The apps explosion and key opportunities for brands

por Patrick Mork, GetLar

  • não desenvolva aplicativos só por desenvolver

  • o aplicativo tem que ter uma aplicação real e relevante

  • desenvolvimento de aplicativos tem que ter um objetivo e tem que estar dentro de uma estratégia de marketing do cliente

  • os consumidores precisam de aplicativos e essa é uma ótima forma de estar com eles, mas você precisa ser relevante para eles utilizarem

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