quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Social Commerce: tendência na ad:tech - tendência no mundo digital

O Social Commerce é um modelo de comécio eletrônico feito diretamente de consumidor para consumidor, sem a interferência direta das empresas interessadas na venda.

Este assunto ainda é muito novo no mundo, mas a tendência de evolução do e-commerce nesse sentido está clara nas principais palestras de marketing digital pelo mundo, inclusive na ad:tech de Londres. Aqui em Londres, no primeiro dia de ad:tech o tema não foi citado, mas no segundo dia Manish Mehta, da Dell, não deixou o assunto passar despercebido para os europeus.

O conceito que Mehta deixou foi que desde a geração de conteúdo até a promoção (venda) é feita pelos próprios consumidores dentro das redes sociais. Ou seja, a empresa não gera nem o 'famoso' conteúdo. Portanto, parece que NESSE CASO o conteúdo - que todos estão mais do que preocupados em gerar para serem relevantes nos buscadores- não é Rei e nem mesmo Príncipe.

Pelo que estou começando a entender, está por aparecer diversos 'Reis' e 'Rainhas', que são os consumidores engajados a trabalharem o Social Commercer para a sua empresa - desde que você tenha engajado-os, claro.

Manish deixou algumas dicas digitais importantes que temos que ter para pensarmos em tempos de Social Commerce:

- Experiment

- Product

- Application

- Build Out

- Connected and Scaling

É sempre bom lembrar que todo mercado que está em desenvolvimento necessita de profissionais atentos, sem medo de errar. Ser pioneiro num mercado como esse significa muito. Se errar, erre pequeno, mas não deixe de arriscar: as tendências estão nos mostrando os caminhos.

Abraços e bom SOCIAL COMMERCE pra todos.

Obs.: não deixem de me contar os cases para colocarmos como destaque nos próximos Digitalks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.